Conceito, objeto e objetivo de ética
Aluno: Felipe Bica
Disciplina: Ética
Professor: Sidnei Celerino da Silva
Trabalho: Resumo crítico
CONCEITO, OBJETO E OBETIVO DA ÉTICA
“Objeto e objetivo da ética”, primeiro capítulo do livro Ética Geral e Profissional em
Contabilidade de Lazaro Placido Lisboa traz um conjunto de ideias que introduzem ao leitor a natureza humana, apresentando sem subversão aspectos que caracterizam a vivência em sociedade.
Nos cinco pequenos tópicos que integram o primeiro capítulo, o autor bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla – uma variação sobre o mesmo tema: a maneira como a sociedade é baseada em relacionamentos com razões particulares de existência, buscando objetivos específicos e a forma única com que cada pessoa age, independentemente de seu meio, para alcançar tais objetivos.
Lisboa caracteriza sociedade como sendo uma integração para que determinada finalidade seja alcançada, além disso, Lisboa também distingue vários tipos de sociedades e afirma que cada indivíduo participa, inerentemente, de várias elas, cada uma com uma razão particular de existir, cada uma com uma intenção diferente, afinal, não há quem seja autossuficiente e a interação entre pessoas visa, em grande parte dos casos, o bem comum.
As sociedades são todas interligadas, uma vez que para que a sociedade profissional exista, é necessário que anteriormente tenha havido a sociedade matrimonial, da qual o indivíduo recebe os seus primeiros valores.
O ápice do capítulo é alcançado no terceiro tópico, quando é descrito de maneira mais detalhada o comportamento humano. A principal fundamentação utilizada é de que não há maneira certa ou maneira errada de agir, mas sim maneiras diferentes justificadas pelo modo como cada um teve visões recebidas e visões criadas a partir do mundo ao redor, cabe lembrar que as atitudes não são constantes, afinal, todos podem mudar seus valores e comportamentos.
O leitor facilmente se convence