Resumo nr 19
Depósito, manuseio e armazenagem de Explosivos. Explosivas são substâncias capazes de transformar em gases, produzindo calor intenso e pressões elevados subdivididos:
A- Explosivos iniciados: sob efeitos do calor explodem sem se incendiar. B- Explosivos reforçados: servem como intermediários entre o iniciador e a carga explosiva. C- Explosivos de ruptura: são os chamados altos explosivos, geralmente tóxicos. D- Pólvora: propulsão ou projeção.
A construção dos depósitos devem ser constituídos em terreno firme salvo de temperatura, ventos fortes inundações, afastada de centros povoados, ferrovias, rodovias, distribuição de energia elétrica, água, e gás na sua área de segurança constarão placas com os dizeres: “É Proibido Fumar” e “ Explosivos”. Sistema de combate incêndio: No manuseio de explosivos devem ser observadas as seguintes normas de segurança: feito por pessoal treinado deve haver ao menos em supervisar, fica proibido fumar no local, removera lama ou a areia dos calçados, uso de calçados apropriados, não usar ferramentas que possam produzir faísca para o manuseio. Inspecionar os explosivos armazenados para verificar as suas condições de uso. Nos transportes explosivos, observar:
O material deve estar em bom estado e nas embalagens. Verificação quanto as condições de segurança dos equipamentos, transporte e descarga, utilizar sinalização adequada, em caso de necessidade, proteger o material cobrindo-o com uma lona apropriada. Antes de a descarga examinar o local que será armazenado. Transporte via férrea, vigorarão os seguintes preceitos:
Os vagões deverão ser separados dos vagões de passageiros por no mínimo três (três carros).
Os vagões serão limpos e inspecionados antes e depois do carregamento.
As portas dos vagões deverão ser fechadas, lacradas e nelas colocadas tabuletas com os dizeres, “Cuidados: Explosivos”. Transportes rodoviários: Os caminhões antes