Resumo nr-15
A escola comportamental surgiu por volta do ano de 1940 devido a influência da administração em relação a produção e a harmonia no local de trabalho . Preocupava-se com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização. Esta escola lida mais com o lado humano nas organizações, isto é com as relações humanas dentro das organizações. Contudo temos o tema-chave desse estudo sobre teoria comportamental, que é focado na ’’MOTIVAÇÃO. ’’ Com isso surgiu uma teoria de motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis.
[pic]
A teoria de Maslow é vista como útil e um esquema que pode orientar o comportamento do administrador. Porém, sofreu algumas críticas, como por exemplo: o fato de ñ levar em conta as exceções de comportamento e as diferenças individuais entre as pessoas, tratando-as como se tivesse um comportamento mais ou menos padronizado. Em outros termos de estudo sobre motivação, um outro nome que se rivaliza com o Maslow é o de Fedrerick Herzberg, o psicólogo americano que formulou a teoria dos dois fatores que orientam o comportamento humano:
1º Fatores Higiênicos ou extrínsecos: relacionados ao ambiente de trabalho e às condições nas quais as pessoas os desempenham.
Por exemplo: o salário, os benefícios sociais, condições físicas, chefias etc... Esses fatores lidam e estão ligados com a satisfação ou insatisfação 2º Fatores Motivacionais ou intrínsecos: Que são relacionadas com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que são executadas. Elas estão sobre o controle do indivíduo, pois são com relação com que ele faz, e também envolvem sentimentos, auto-realização e conhecimento profissional, por isso são os fatores geradores da motivação.
Conclusão:
A escola comportamental fundamenta-se no comportamento individual. Não é por outra razão que o seus temas – chaves é a motivação. A motivação não é controle exclusivo da empresa. O indivíduo e os grupos são