Resumo NoSQL
Resumo
NoSQL ou Not Only SQL é um modelo de banco de banco de dados não relacional, ou seja, que foge dos paradigmas relacionais que são extremamente comuns nos SGBDs existentes. Sistemas NoSQL escalam de forma melhor e mais barata que sistemas relacionais, pois não exigem máquinas extremamente poderosas e sua facilidade de manutenção permite que um número menor de profissionais seja necessário.
Assim, os bancos de dados NoSQL, vão ficando mais populares entre as grandes empresas pois reúnem as características de poder trabalhar com dados semi-estruturados ou crus vindos de diversas origens.
Origem
O NoSQL surgiu da necessidade de uma performance superior e de uma alta escalabilidade. Os atuais bancos de dados relacionais são muito restritos a isso, sendo necessária a distribuição vertical de servidores, ou seja, quanto mais dados, mais memória e mais disco um servidor precisa. O NoSQL tem uma grande facilidade na distribuição horizontal, ou seja, mais dados, mais servidores, não necessariamente de alta performance. Um grande utilizador desse conceito é o Google, que usa computadores de pequeno e médio porte para a distribuição dos dados; essa forma de utilização é muito mais eficiente e econômica. Além disso, os bancos de dados NoSQL são muito tolerantes a erros.
Tipo de armazenamento
Existem diversos tipos de armazenamento, no qual cada um trata os dados de uma forma diferente e que pode ser mais específico para o objetivo desejado.
Os tipo de armazenamento são: Wide Column Store/Column Families, Document
Store, Key Value/Tuple Store, Eventually Consistent Key Value Store, Graph Databases, Object
Databases, Grid Database Solutions, XML Databases.
Key/Value Store
Esse é o tipo de banco de dados NoSQL mais simples. O conceito dele é uma chave e um valor para essa chave, mas ele é o que aguenta mais carga de dados. Estes tipos de bancos de dados são o que tem a maior escalabilidade:
• Berkeley DB
• Tokyo Cabinet
• Kyoto