Portos
Definição É o conjunto monolítico de camadas aderidas a base suporte da fachada do edifício, cuja capa exterior é constituída de placas cerâmicas assentadas e rejuntadas com argamassa ou material adesivo.
1) Base de concreto ou alvenaria
2) Chapisco
3) Emboço
4) Argamassa colante
5) Placa cerâmica Definições e terminologias
Revestimento externo: Conjunto de camadas superpostas e intimamente ligadas, constituído por base, camadas de argamassa e revestimento final cuja função é proteger a edificação bem como dar acabamento estético.
Argamassa colante: Mistura constituída de aglomerantes hidráulicos, agregados minerais e aditivos. Tem como função unir o revestimento a base, contribuindo na vedação da alvenaria.
Junta: Espaço regular entre duas peças de materiais idênticos ou distintos.
Junta de assentamento: espaço regular entre duas placas cerâmicas adjacentes
Junta de movimentação: espaço regular cuja função é subdividir o revestimento para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do revestimento
Junta de dessolidarização: Espaço regular cuja função é separar o revestimento para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do revestimento.
Junta estrutural: Espaço regular cuja função é aliviar as tensões provocadas pela movimentação da estrutura de concreto.
Tardoz: Face da placa cerâmica que fica em contato com a argamassa de assentamento.
Excelência
Condições básicas da superfície de emboço
Limpa, isenta de pó, tintas ou outros elementos qe afetam a aderência da argamassa colante
Sem trinca, não friável, e quando percutida não deve apresentar “som cavo”, o que indica falha na aderência entre camadas
Alinhada em todas as direções
Portanto, antes do assentamento das placas cerâmicas nas fachadas recomenda-se uma inspeção visual, ao risco e percussão no revestimento de emboço.