RESUMO Modo de Produção Socialista
Introdução
Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Idealizadores do Socialismo
Os principais autores e idealizadores do socialismo foram, indubitavelmente, Karl Marx e Friedrich Engels. Contudo, a palavra “socialismo” apareceu na imprensa pela primeira vez em 1832, no jornal “Le Globe”, dirigido por Pierre Leroux e foi empregada para caracterizar a doutrina de Saint-Simon.
Socialismo Utópico
Em síntese, o "socialismo utópico" pode ser definido como um conjunto de idéias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo, a igualdade entre os indivíduos. Em linhas gerais, combate-se a propriedade privada dos meios de produção como única alternativa para se atingir tal fim.
Socialismo Cientifico
Uma doutrina social que foi formulada pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels que prega a socialização de todas as riquezas, o fim da religião e da propriedade privada.
Estados socialistas
Lista de países, extintos e atuais, que se auto-declararam socialistas quer em seus nomes ou em suas Constituições. Nenhum critério é utilizado; assim, alguns ou todos os países listados podem não atender à definição específica de socialismo. Sua única característica em comum é usar o rótulo "socialista" para si mesmos, sob qualquer interpretação.
Acontecimentos Socialistas na União Soviética e em Cuba
União Soviética - A antiga União Soviética entrou em crise em fins da década de 80 e no início da década de 90. A opinião pública internacional estava contra o comunismo, provocando uma abertura política na URSS promovida por Mikhail Gorbachev, às conhecidas glasnost e Perestroika.
Cuba - Após a Revolução Cubana (1958-1959), Fidel Castro