Resumo Microorganismos
Características da bactéria
Procariontes, unicelulares, formas: cocos (esféricas), bacilos (cilíndricas) e espirilos (espiraladas).
Flagelos: estrutura de locomoção, longos filamentos que partem do corpo da bactéria, movimento rotatório.
Fímbias (pelos): Estruturas filamentosas mais curtas e delicadas que os flagelos, semelhantes a pelos, que se originam da membrana plasmática, e são usados para fixação.
Glicocálice: material viscoso que circunda a bactéria. Se estiver organizado de maneira definida e estiver acoplada firmemente a parede celular, ele é uma cápsula, caso contrário é uma camada limosa. A função é proteção contra a hidratação e permitir a fixação da bactéria em varias superfícies.
Parede Celular: Estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e dá forma às células, além de proteção, mantendo a pressão osmótica intrabacteriana e prevenindo expansão e eventual rompimento da célula.
Área citoplasmática: Citoplasma, Ribossomos e grânulos de reserva.
Área nuclear: Nucleóide, Plasmídeos e Esporos.
Coloração de Gram
As bactérias podem ser divididas em dois grandes grupos, partindo da capacidade que tem as células coradas de resistirem ou não a uma descoloração pelo álcool.
GRAM NEGATIVA- possui uma camada de glicoproteína+LIPÍDIOS.
GRAM POSITIVA- possui uma camada de glicoproteína.
Etapas para a coloração: * esfregaço de uma colônia na lamina *colocar uma gota de álcool para homogeneizar *fixar o esfregaço no bico de bunsen *adicionar corante violeta *lavar com água deionizada (cor azul escura ou púrpura) *adicionar lugol *passar álcool (Se caso for gram positiva vai ser fixada a cor, pois a bactéria diminui os poros) *lavar com água deionizada (sempre lavar no lado contrário de onde está a bactéria) *adcionar fucsina (vai penetrar na gram negativa, ficando vermelho, pois os poros da gram positiva estariam fechados, continuando roxo).
Obs: Não funciona na bactéria micobactérias, espiraladas e as que