bioçogia yyt oo
945 palavras
4 páginas
o início do século XIX surgiram indícios de que as doenças poderiam ser causadas por parasitas microscópicos. A partir de 1830, os estudos sobre uma praga que ocorria no bicho-da-seda, a qual Agostino Bassi (1773-1856) chamou de “muscardina” começaram a indicar que a presença do microorganismo nas lagartas doentes era a causa da doença, e não uma consequência da mesma. Depois de muitos estudos, Pasteur observou que as lagartas doentes aparentemente produziam ovos doentes. Durante essa fase da pesquisa, ele levantou a seguinte hipótese:
Toda borboleta que tenha corpúsculos deve dar lugar a uma semente doente. Se uma borboleta está pouco carregada de corpúsculos, sua semente fornecerá bichos que não os apresentarão ou que só excepcionalmente os apresentarão no fim de sua vida. Se a borboleta está supercarregada de corpúsculos, desde a primeira idade do bicho, poderá o mal se acusar pelos corpúsculos ou por estes sintomas que permitem prever o mau êxito de uma ninhada.
A teoria é muito cumprida, fiz um pequeno resumo. Saiba mais a respeito da teoria de Pasteur no site: http://www.ibamendes.com/2011/02/teoria-... o início do século XIX surgiram indícios de que as doenças poderiam ser causadas por parasitas microscópicos. A partir de 1830, os estudos sobre uma praga que ocorria no bicho-da-seda, a qual Agostino Bassi (1773-1856) chamou de “muscardina” começaram a indicar que a presença do microorganismo nas lagartas doentes era a causa da doença, e não uma consequência da mesma.
Depois de muitos estudos, Pasteur observou que as lagartas doentes aparentemente produziam ovos doentes. Durante essa fase da pesquisa, ele levantou a seguinte hipótese:
Toda borboleta que tenha corpúsculos deve dar lugar a uma semente doente. Se uma borboleta está pouco carregada de corpúsculos, sua semente fornecerá bichos que não os apresentarão ou que só excepcionalmente os apresentarão no fim de sua vida. Se a borboleta está supercarregada de corpúsculos, desde a