Diabetes
O diabetes mellitus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia). Podendo apresentar-se de vários tipos diferentes, diferindo-os quanto à causa, evolução clínica e tratamento. Suas principais classificações são: diabetes do tipo 1, diabetes do tipo 2, diabetes gestacional, bem como DM associada a outras condições ou síndromes (SMELTZER e BARE, 2006).
Dentre várias outras complicações ocasionadas pelo diabetes, encontra-se o pé diabético, caracterizado por infecção, ulceração e destruição dos tecidos profundos, sendo eles epiderme, derme, subcutânea e músculo associado a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores. O descontrole do nível de açúcar no sangue em pessoas portadoras do diabetes durante muitos anos pode ocasionar à chamada neuropatia diabética (lesão dos nervos em virtude da glicemia elevada). O pé diabético representa um estado fisiopatológico multifacetado, incidindo como uma das mais multilantes complicações crônicas do DM, podendo ocorrer amputações não traumáticas de membros inferiores (BRASIL, 2006).
O pé diabético causa sofrimento, como mudanças do estilo de vida e na qualidade de vida, impossibilitando o paciente, muitas vezes de exercer suas atividades normais. Associam-se, ainda, os altos custos econômicos sociais, em virtude de amputações, aposentadoria precoces, perda das funções laborais em faixa etária produtiva, absenteísmo ao trabalho e custo médico hospitalar (FIUSA, et.al, 2003).
2 DIABETES MELLITUS
O Diabetes Mellitus é considerado atualmente um dos grandes desafios para os sistemas de saúde, visto que se tornou uma epidemia mundial. Isto decorre na maioria das vezes por que a população tem aderido a hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estilos de vida pouco saudáveis, entre outros (BRASIL, 2006).
Para Varela (2013):
Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada