Fauna Jurassico
Saurischia (do grego sauros (σαυρος) lagarto, e ischion (ισχιον), que significa quadril) 1 é uma das duas ordens, ou divisões dos dinossauros. Em 1888, Harry Seeley classificou os dinossauros em duas ordens, com base na estrutura do quadril 2 . Saurísquios (quadril de lagarto) se distinguem dos ornitísquios (quadril de pássaro).
Primeiras Aves:
Um indício de que alçar voo e mantê-lo em baixas velocidades eram ações limitadas naquele momento. Assim sendo, essas asas eram usadas principalmente para o isolamento térmico, ou, se necessário, para planar em alta velocidade ou voar com um bater de asas.
Réptil Voador:
O pterodáctilo (Pterodactylus sp.) foi um réptil voador da ordem Pterosauria estes animais não eram dinossauros, que viveu na atual África e Europa durante o Jurássico Superior (cerca de 150 milhões de anos atrás). Era um réptil voador carnívoro e provavelmente alimentava-se de peixes e pequenos animais. O pterodáctilo tinha uma envergadura de asas reduzida (por comparação a outros pterossauros), situada entre 50 a 75 cm, e uma estrutura corporal leve e delicada, provavelmente pesando menos de 2 kg
Repteis Marihnos: A adaptação dos mesmo ocorreu devido a deriva continental (separação do continente Gondwana) com a formação de mares rasos e alimento fácil.
O Teleossauro cujo nome significa “último dos répteis”, era muito parecido com os atuais gaviais, pois