Resumo Metodologia Para Quem Quer Aprender A Estudar
O livro trata da arte de estudar, argumentar, aprender, pesquisar, elaborar, tendo como objetivo tornar-se autor, ou seja, construir sua autonomia tendo como apoio a habilidade de saber pensar. Não quer dizer apenas habilidade de conversa, texto, teoria, mas principalmente de interferir na prática, mudando rumos do que podemos e queremos ser na vida. Para desenvolver a autonomia, é preciso organizar-se, tomar iniciativa, saber pensar, questionar e se autoquestionar.
Além de estar na aula, tomar nota e fazer prova, é imprescindível saber pesquisar e elaborar, criar argumentações e contra-argumentações. O questionamento, entretanto, precisa ser coerente, ou seja, deve admitir autoquestionamento, pois é contraditório questionar e não admitir ser questionado.
O aluno deve ser responsável pelo próprio plano de estudo, partindo da análise da dificuldade da disciplina que quer aprender, ele deve dividir os estudos em partes e estipular um tempo de aprendizado. Depois estipular os tipos de apoio que podem ajudá-lo. Afirma-se que disciplina e indisciplina são necessárias para quem quer estudar, pois o estudo rende melhor em condições organizadas, por isso é preciso ter disciplina: com horários, pontualidade e coordenação do plano como todo. Contudo, a criatividade tem maior inspiração na indisciplina, na habilidade de sair da rotina, saber discordar, questionar, duvidar e pesquisar outros caminhos, por isso é preciso estabelecer um equilíbrio entre ambas.
Também é abordado a forma como a aprendizagem é tratada no país. No geral o estudo acontece sem pesquisa, sem elaboração, sem leitura sistemática, sem desconstrução e reconstrução. Confunde-se aula com aprendizagem, a própria legislação relaciona o aprendizado com a quantidade de aulas tidas pelos alunos. Porém o bom rendimento do estudo não relaciona-se com receber conteúdos simplificados, abreviados, resumidos,