Resumo medalhao
É a historia de um pai que após um jantar de aniversario de seu filho de 21 anos o chama para conversa. O conteúdo da conversa é sobre o futuro de seu filho. O pai aconselha-o a “profissão” de Medalhão, para assegurar que seu esforço durante a vida será recompensado de alguma forma. “Profissão” porque não é uma oficio real, braçal ou intelectual,mais é uma forma social, onde o pagamento é ser reconhecido pela sociedade.
O oficio requer uma pessoa que não pense muito, não tenha idéias próprias, não precisa de diploma da faculdade, que viva para ser popular e chamar a atenção. Esse oficio requer uma pessoa que quer ter o nome lembrado, mas sem muitos esforços, parecendo ser culto,sábio, que agrada a todos, simpático e quando na verdade não é. Para isso não se deve ter idéias que divirjam das demais, ser conivente com a maioria das pessoas, ser tipo como necessário em todos lugares, eventos sócias e festas.
Sendo assim, então, uma pessoa que se destaca por certas qualidades que da a entender que tem mas, na verdade não tem. O autor enfatiza que os medalhões estão na política mais também hoje encontra-se na mídia, os que posso chamar de “MARKETEIROS”, pessoas que tem uma imagem exclusivamente fruto de “marketing” que fazem sobre si mesma, e assim enraízam nas mentalidades de em outras o que desejam que as outras pessoas pensem delas,como modelos,pessoas que posam nuas em revistas,participantes de reality shows e até mesmo os apresentadores de televisão, estão em toda parte, podem ser os medalhões da época do conto ou então como diria Lima Barreta, “os que falam javanês” hoje.
Diante de tudo isso, podemos identificar que o texto é como uma “receita” o autor ensinando, mostrando o que não deve ser feito, se quisermos construir uma sociedade em que possamos mudá-la, questioná-la, avançar (intelectualmente), e também identificar os medalhões para que não possamos no manipular. Não é certo nos deixar influenciar por aparências, falas,idéias