Resumo Mecanização
A mecanização trouxe principalmente ganhos elevados, transformando a humanidade de competidores com a natureza em senhores virtuais dela. O uso das máquinas transformou radicalmente a natureza da atividade produtiva deixando a sua marca na imaginação, pensamento e sentimentos dos homens através dos tempos.
As organizações planejadas e operadas como se fossem máquinas são comumente chamadas de burocracias. Raramente as organizações são propostas como um fim em si mesmas. São instrumentos criados para se atingirem outros fins. Caso se examinem as mudanças pelas quais passaram as organizações na Revolução Industrial, descobre-se crescente tendência no sentido da burocratização.
A nova tecnologia, acompanhada e reforçada pela mecanização do pensamento e ação humanas. As organizações que usaram máquinas tornaram-se cada vez mai e mais parecidas com as máquinas. As formas burocráticas rotinizam os processos de administração exatamente como máquina rotiniza a produção.
O efeito da administração científica no ambiente de trabalho tem sido enorme, enquanto acelera a substituição de habilidades especializadas por trabalhadores não qualificados. A essência da mecanização baseia-se em reduzir procedimentos complexos a conjuntos de movimentos separados que podem ser mecanicamente reproduzidos á vontade.
Taylor é visto como um vilão que criou a administração cientifica, é importante ter em mente que ele foi realmente parte de uma tendência social mais ampla que envolve a mecanização da vida de forma geral. Seus princípios de administração cientifica tornam excepcional o sentido de organização da produção quando os robôs, em lugar dos seres humanos, são a principal força produtiva, quando as organizações podem verdadeiramente transformar-se em máquinas.