Método Cut And Fill
COMPONENTE CURRICULAR: Lavra de Mina Subterrânea
CURSO: Técnico Integrado em Mineração
Resumo Sobre o Cut And Fill
CAMPINA GRANDE
04/11/2013
Resumo
MÉTODOS DE LAVRA SUBTERRÂNEA NO BRASIL
MÉTODO COM SUPORTE DAS ENCAIXANTES Corte e Enchimento (Cut And Fill)
Esse método consiste na utilização de estéril ou de rejeito de beneficiamento a ser depositado nos realces para dar suporte à mina subterrânea.
Se o material utilizado no preenchimento for o estéril configura-se o enchimento dito mecânico no qual pode ser utilizado sem adição de cimento. Quando o material for o rejeito do beneficiamento (backfill), configura-se o rejeito hidráulico, que pode ser utilizado cimento ou não.
Esse método permite boa mecanização, a diluição pode ser aceitável, para isso ocorrer irá depender da espessura da camada, que tem que permitir a operação de equipamentos em seu interior.
A geometria do corpo irá definir o grau de mecanização da mina e o tamanho dos equipamentos utilizados, nos quais são de pequeno a médio porte.
Nos sistemas mecanizados, a perfuração é feita por carretas de: perfuração jumbo, wagon drill, eletro-hidráulicas ou pneumáticas ou de marteletes pneumáticos, sendo utilizados furos com diâmetros, que dependendo do equipamento, variam de 40mm a 45mm ou 45mm a 64mm; o carregamento do minério pode ser feito com carregadeiras rebaixadas tipo LHD e o transporte. Já nos sistemas semi-mecanizados costuma-se utilizar marteletes para a perfuração e pequenas LHDs ou rastelos para a limpeza.
Quando é utilizado rejeito hidráulico, se faz necessário o bombeamento para a retirada da água. A utilização de rejeito pastoso (past fill) é uma solução para a necessidade do bombeamento, mas possui custo elevado.
Esse método é utilizado quando o minério e as encaixantes incompetentes não comporta o método de alargamento, quando o minério possui um