Resumo - manisfesto do partido comunista (marx & engels)
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – DTCS
CAMPUS III
Discente: Gessiane Pinto da Silva
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
MARX & ENGELS
Resumo apresentado à disciplina Sociologia, solicitado pelo professor Rogério Bispo, na Universidade do Estado da Bahia, DCTS, Campus III
Resumo apresentado à disciplina Sociologia, solicitado pelo professor Rogério Bispo, na Universidade do Estado da Bahia, DCTS, Campus III
Juazeiro – BA
14 de julho de 2011
O Manifesto do Partido Comunista – Resumo
O Manifesto do Partido Comunista começa com a famosa frase “A História de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas das classes”, e prossegue pelas próximas páginas para única e exclusivamente discorrer sobre esta afirmação.
No capítulo I, “Burgueses e Proletários”, Marx delimita sua visão da história, focando no desenvolvimento e eventual destruição da burguesia, a classe dominando de seus dias. Antes da ascensão dos comerciantes e afins ao epicentro da sociedade, esta era organizada de maneira feudal e regida pela aristocracia latifundiária e pelas grandes companhias.
Com a descoberta da América e a consequente expansão dos mercados econômicos, surgiu uma nova classe, uma classe fabricante, que assumiu o controle do comércio internacional e nacional através da produção de bens de forma mais eficiente do que as corporações fechadas. Com o seu crescente poder econômico, esta classe começou a ganhar poder político, destruindo os vestígios da velha sociedade feudal que procurou restringir a sua ambição. De acordo com Marx, a Revolução Francesa foi o exemplo mais decisivo desta forma de autodeterminação burguesa. De fato, Marx achava o controle do pensamento burguês tão profundo que ele afirmou que "o executivo do Estado moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa".
Esta ascensão burguesa, porém, criou uma nova classe social que trabalha