manifesto partido comunista
A partir da leitura do Manifesto do Partido Comunista, pode-se inferir que Marx concretizou sua crítica ao sistema capitalista, em particular, ao capitalismo industrial e que, por intermédio de uma construção histórica, ele perpassa pelas conjunturas de sociedades antigas, tal quando cita os períodos da Roma antiga e da Idade Média, como forma de dar fundamento a sua teoria da luta de classes. Para Marx, essa luta trata-se de um conflito permanente, um antagonismo constante entre homem livre e escravo; patrício e plebeu; senhor e servo; em fim, entre opressores e oprimidos.
Assim, com essa perspectiva, Marx discorre sobre duas grandes classes antagônicas que caracterizam o capitalismo industrial: a burguesia, detentora dos meios de produção e os proletariados que dispõe da mão de obra. Nesse sentido, ele afirma que a burguesia é produto do feudalismo e, também, o motivo de seu declínio e que através do advento da propriedade privada ou, propriedade burguesa, esta classe dominante criou os meios de sua própria morte, bem como os seus próprios coveiros, isto é, os proletários. Há ainda o lumpemproletariado, indivíduos que ficam a margem da relação capital-trabalho, não estão em classe nenhuma.
Nota-se, dessa forma, que a essência da crítica de Marx está no fato de o proletário não ser dono de si e de ter sua existência condicionada aos interesses da burguesia. Diante disso, Marx afirma que a própria burguesia obriga o proletariado a se unir em busca de auxílio e que o sucesso do movimento proletário depende da derrocada da burguesia pela via revolucionária.
2) O filme Tempos Modernos é um quadro ilustrativo da teoria marxista. Nesse sentido, identifique os diferentes aspectos, explique-os e exemplifique-os com passagens do filme:
• Luta de classes:
Luta histórica entre opressores e oprimidos, como se observa nas seguintes relações que envolvem muitos conflitos: homem