Resumo :Livro A INFORMAÇÃO de James Gleick

298 palavras 2 páginas
James Gleick nasceu na cidade de Nova York, no ano de 1954.Jornalista ,escritor e biógrafo, três obras (Caos: A criação de uma nova ciência ,Isaac Newton: uma biografia e Feynman: a natureza do gênio) foram finalistas do prêmio Pulitzer. A informação foi vencedor do PEN/E. O. Wilson Literarey Science Writing Award. Seus livros foram traduzidos para mais de vinte idiomas.
A obra analisada tem por seu títilo A informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada, foi escrito por James Gleick com tradução de Augusto Calil, está em sua 1º edição, editora Companhia Das Letras/São Paulo, ano 2013 e é apresentado em 521 páginas. O livro é apresentado em prólogo, 15 capítulos, epílogo, agradecimento, notas, bibliografia, credito de imagens e índice remissivo.
A resenha foi realizada de capítulo em capítulo para facilitar a compreensão por causa de sua extensão. O livro é indicado para alunos e profissionais das mais diversas áreas da comunicação e informação, sendo que a obra por se tratar de uma biografia não exige um perfil rígido de leitor.
Ponto forte dessa obra está em seu texto simples , dinâmico e com excelente arcevo bibliográfico. Seu ponto negativo é notado em alguns textos por sua excessiva densidade, tornando um texto cansativo , outro ponto negativo notado foi a falta de exploração do pensador Heiz Von Foerster em que aborda uma nova vertente da teoria da informação de Shannon, quando afirma que a informação está na mente do humano e não nos bipes. Como graduanda em Gestão da Informação senti falta de explorar esse lado mais humano, citado por Foerster ,e menos máquina da teoria de Shannon.

Relacionados

  • Dissertação arouca mestrado 2008
    57835 palavras | 232 páginas
  • As armas da Pesuasão
    114579 palavras | 459 páginas