Resumo Livro Sintaxe da Linguagem
Composição: Fundamentos sintáticos do alfabetismo visual
Neste capitulo percebemos que na criação de mensagens visuais se trata da percepção compartilhada pelo organismo humano, além dos efeitos a disposição dos elementos básicos. Nós criamos um design com diversos elementos (cores, texturas, formas e etc), relacionamos esses elementos e colocamos um significado, assim temos uma composição. O ato de ver, absorver informação, tem sua importância em termos do significado compartilhado.
“Todo padrão visual tem uma qualidade dinâmica que não pode ser definida intelectual, emocional ou mecanicamente, através de tamanho, direção, forma ou distância.” Todos esses estímulos são medições estáticas, porém forças psicofísicas modificam o espaço e ordenam ou perturbam o equilíbrio. O homem tem uma necessidade de equilíbrio, que é uma referência visual que tem um centro gravitacional que é exato tão quanto ao senso intuitivo às percepções do homem. Projetar os fatores estruturais escondidos sobre formas regulares, como um círculo, é mais fácil para entender mas caso seja irregular, a análise e determinação do equilíbrio são mais complexas. A tensão, ou sua falta, é o primeiro fator compositivo que pode ser usado sintaticamente na busca do alfabetismo visual.
“A estabilidade e a harmonia são polaridades daquilo que é visualmente inesperado e daquilo que cria tenções na composição. Em psicologia, esses opostos são chamados de nivelamento e aguçamento.” A ambiguidade visual encobre a finalidade compositiva e o significado desta. As mudanças dos meios visuais abrangem fatores compositivos de tamanho, posição e peso. A lei do agrupamento, outro princípio da Gestalt, é uma condição visual que designa uma circunstância de consentimentos mutuas nas relações que envolvem interação e como é afetada pela similaridade.
Os pontos negativos e positivos desenvolvem ilusões óticas, com a envoltura das pistas relativas e ativas da visão de um objeto. A informação