Ortodontia
O que é Ortodontia?
Ortodontia é um ramo da odontologia que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas chama-se “maloclusão”, que significa “mordida ruim.” A prática da ortodontia requer habilidade profissional no design, aplicação e controle dos aparelhos corretivos (braquetes) para levar os dentes, lábios e arcadas à um alinhamento apropriado e alcançar um equilíbrio facial.
Em 2006 existiam 7.794 profissionais registrados como especialistas no CFO. Em setembro de 2007 este número cresceu para 10.303. Houve um aumento de mais de 2.500 ortodontistas em apenas um ano. Com relação à qualidade da formação do ortodontista, tem ainda uma característica importante que se alia ao número de cursos, que é a carga horária exigida para que o aluno obtenha o seu certificado de especialista. No Brasil o CFO determina 1.000 horas/aula para especialização em Ortodontia e o MEC, através da Resolução CNE/CES nº. 01, de 08 de junho de 2007, determina que qualquer curso, em qualquer área, para ser caracterizado como especialização (lato sensu) deve ter o mínimo de 360 horas.
Por que acontecem os problemas dentais e faciais?
A maior parte das maloclusões são hereditárias, mas algumas são adquiridas. Problemas hereditários incluem alinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes, dentes em excesso ou faltando, fendas lábio-palatinas e uma grande variedade de outras irregularidades das arcadas e da face.
Problemas adquiridos podem ser causados por sucção de dedo, deglutição atípica, vias aéreas superiores obstruídas por amigdalas ou adenóides avolumadas, doenças dentais, ou perda prematura de dentes decíduos ou permanentes. Seja adquirida ou hereditária, muitos destes problemas afetam, não apenas o alinhamento dos dentes, mas também a aparência facial.
Por que o tratamento ortodôntico é importante?
Todo mundo quer um sorriso bonito - e todo mundo deveria ter um.