resumo livro Safira Bezerra Ammann
De um lado, têm continuidade os trabalhos caracterizados no período anterior, isto é, que reproduzem o Desenvolvimento de Comunidade ortodoxo, de caráter acrítico e aparentemente apolítico e aclassista. Alguns desses movimentos que evoluem e seus intelectuais tentam estabelecer vínculos com as classes subordinadas, incorporando-se aos seus interesses, reivindicações e ações políticas.
As distinções que em profundidade os singularizam devem ser procuradas na “ direção” do vínculo orgânico dos intelectuais com as classes dominante ou dominada e nas teorias diferenciais que inspiram os aludidos trabalhos, elas se apresentam entrelaçadas, num verdadeiro sincretismo ideológico.
2.3.1. EXPERIÊNCIAS ORTODOXAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE.
Os trabalhos realizados sob esta dominação inspiram-se quase exclusivamente nos postulados funcionalistas, e abordam a comunidade como uma unidade constituída de partes interdependentes que devem colaborar para o equilíbrio do todo. A integração é, nesses trabalhos, postulada como fundamental para a harmonia do sistema, devendo ser assegurada mediante uma combinação das diversas funções e papéis diferencialmente conferidos ás várias partes do todo. Sobre a concepção de “funções” e “papéis” repousa o conceito de participação: cada indivíduo ou grupo participa mais da sociedade na medida em que desempenha melhor as funções e os papéis que lhes são confiados segundo as pautas moralmente sancionadas (pelas camadas dirigentes). Este tipo de participação objetiva a preservação da harmonia, da continuidade e da estabilização do sistema.
Em nome desse consenso, todos, e em particular os “lideres”, são mobilizados para a solução de seus problemas, mediante utilização de técnicas cooperativas (ajuda mútua, mutirão etc.) ou de organizações “capazes de conduzir as mudanças para os fins desejados”: Centros de Demonstração, Extensão Rural, Centros Sociais,