resumo livro psicogenese da lingua escrita
Nome: Grazielle Aparecida dos Santos Turma: PED2AN- Noite
Cap. 6 e 8- A psicogênese da língua escrita ( Evolução da Escrita e Conclusões)
O documento trata sobre a evolução da escrita da criança.
As autoras classificam as primeiras tentativas de escrita das crianças, diferenciadas das tentativas de desenhar, de dois tipos: traços ondulados contínuos, que representam a continuidade da letra manuscrita, ou uma série de pequenos círculos e linhas verticais descontínuos (com a descontinuidade da escrita de imprensa).
As autoras definem 5 níveis sucessivos da evolução da escrita da criança. Estes níveis foram definidos a partir de resultados obtidos com crianças de 4 a 6 anos. No nível 1 a criança reproduz os traços típicos da escrita que identifica como forma básica. No que diz respeito a interpretação da escrita neste nível, a intenção subjetiva do escritor conta mais que as diferenças objetivas no resultado. Outro ponto neste nível é o ato de desenhar que cumpre certa função em relação a escrita. O desenho pode ser utilizado como provedor de apoio a escrita, como que garantindo seu significado.
O nível 2 caracteriza-se pela atribuição de significados diferentes a escritas objetivamente diferentes. Sentido 1: A utilização da letra maiúscula de imprensa superam, no total da amostragem, as formas em cursiva, indicando assim a origem extraescolar deste conhecimento; Sentido 2: A qualidade da escrita é nitidamente superior em letra de imprensa do que em cursiva. Neste nível as grafias são cada vez mais próximas às letras e segue-se com ideia de que são necessários uma quantidade mínima de grafismos variados para escrever algo. Em algumas crianças a disponibilidade de formas gráficas é ainda limitada e a única maneira para responder a todas as exigências que a escrita lhe coloca é mudar a posição dos mesmos na ordem linear. No decurso deste desenvolvimento a criança pode começar a adquirir modelos estáveis de