Resumo Livro paixão ao socialismo
No primeiro capítulo se passa a infância dele, onde mostra que todo dia sua mãe o acordava para que ele fosse trabalhar, algo que ele fazia bem. Seu corpo parecia uma máquina, ele também cuidava de seu irmão e ajudava em casa financeiramente. Porém, um dia ele adoeceu e ficou alguns dias em casa, o que o fez pensar o quanto ele é infeliz no trabalho, o quanto ele não gosta de trabalhar. Quando ele melhora e já pode ir trabalhar, sua mãe o acorda, mas ele diz que não quer ir trabalhar. Decidido, resolve sair de casa, parar de cuidar de seu irmão que é mais beneficiado, e vai “Andando por ai”, quando ele para numa estação de trem para deitar um pouco e vê que alguém entrara em um dos vagões do trem, então, ele resolve fazer o mesmo, e depois que entra, lá ele fica deitado e é levado pelo trem.
2º Capitulo
Ele então começa a levar uma vida de “vagabundo”, onde ele pega caronas nos trens até o Canadá, e toda parada, ele tem que descer e se esconder para não ser pego. Neste capítulo ele vê vários outros vagabundos serem presos e ele consegue fugir pois observou os passos dos policiais e planeja como fugir deles.
3º Capitulo
Ele então segue seu caminho sem rumo até chegar às Cataratas do Niágara, onde é acusado injustamente sendo que ele não fez nada a não ser dormir na rua. Ele é levado ao tribunal onde acaba sendo condenado à 30 dias de prisão sem nem ao menos direito à um advogado para ajuda-lo. Ele fica assustado nos seus primeiros dias na cadeia, onde faz um amigo que diz que irá tira-lo de lá.
4º Capitulo
Ainda na cadeia, começa a entender como funcionam as coisas lá na prisão e o que fazer para se dar bem lá dentro, então, ele, seu amigo e mais alguns presos que conquistaram a confiança dos outros viram guardas, vendo todo mundo passar fome e que sobra bastante comida dos presos, porque os mesmo tem que fazer uma dieta de pão e água, e ainda por cima, trabalhar muito.
5º Capitulo
Nesse capítulo ele entende que ser um socialista é difícil, mas