Resumo Livro - Estrategia Oceano Azul
ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS
BRASILIANO & ASSOCIADOS
FAPI - FESP
São Paulo
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
1 CRIANDO OCEANOS AZUIS 4
2 FERRAMENTAS E NOVOS MODELOS 5
3 RECONSTRUA AS FRONTEIRAS DE MERCADO 7
4 CONCENTRE-SE NO PANORAMA GERAL, NÃO NOS NÚMEROS 8
5 VÁ ALÉM DA DEMANDA EXISTENTE 10
6 ACERTE A SEQUÊNCIA ESTRATÉGICA 11
7 SUPERE AS PRINCIPAIS BARREIRAS ORGANIZACIONAIS 12
8 EMBUTA A EXECUÇÃO NA ESTRATÉGIA 13
9 CONCLUSÃO 14
INTRODUÇÃO A ideia dos autores com este livro foi apresentar uma proposta baseada em um conceito simples e ao mesmo tempo poderoso, que consiste na busca de espaços de mercado até então inexplorados através de novos modelos de negócios baseados na inovação de valor. Para tanto eles dividem o mercado em duas partes, ou dois tipos, apelidados de Oceanos Vermelhos e Oceanos Azuis.
O primeiro tipo, chamado Oceanos Vermelhos, refere-se ao modelo atual de negócios onde as empresas tentam superar suas rivais para abocanhar maior fatia da demanda existente, enfrentando e vencendo os concorrentes por meio de ações como variedade de produtos ou portfólio de serviços, estratégia com foco em diferenciação ou baixo custo etc.
O segundo Tipo, chamado Oceanos Azuis, refere-se a espaços de mercado inexplorados e novos modelos de negócios marcados pela inovação de valor para os clientes, onde a experiência gerada por esta inovação é tão diferenciada que torna a concorrência irrelevante. Além disso, a estratégia neste caso alinha todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo,
Os autores propõem uma estratégia baseada em um processo que consiste desde a utilização de ferramentas de gestão, coleta de informações, criação de equipes de trabalho, elaboração da estratégia, implementação e manutenção da estratégia.
Durante seu trabalho, os autores