Resumo Livro Construções de Concreto
5.1 DADOS PARA O PROJETO
Para que se possa realmente iniciar o projeto de uma ponte, é preciso dispor de uma grande quantidade de dados, sendo eles:
Planta de situação, contendo indicações dos obstáculos a serem transpostos, ex. estradas, caminhos, cursos d’água.
Seção longitudinal, ao longo do eixo projetado da ponte, indicando os gabaritos e a seção de vazão.
Largura da ponte, com indicação das faixas de trafego, acostamento.
Condições das fundações, tais grau de dificuldade das fundações.
Condições liceus, tais como vias de acesso para o transporte de equipamentos.
Condições meteorológicas e ambientais, como cheias, mares, perídios de seca.
Estética e meio ambienta: paisagem livre, terreno plano, cidades com prédios antigos.
Exigências relativas ao meio ambiente: pontes em regiões urbanas, que influenciam a vista da cidade e que frequentemente são vistas de perto.
Para se realizar o projeto de uma ponte, o projetista tem que ter um grande conhecimento, pois terá que analisar com um olhar critico todas as possíveis soluções de viabilidade do projeto. Determinada assim, a escolha do sistema estrutural que será utilizado.
5.2 O PROCESSO DE CRIAÇÃO NO PROJETO DE GRANDES PONTES
Os dados característicos atentamente aprendidos e decorados. O projetista deve esta atento a todos os detalhes, levando em consideração todos os aspectos favoráveis ou não, para assim viabilizar uma solução em que se adapta no projeto da ponte desejada.
A ponte em viga é o sistema estrutural mais simples, e seu projeto inicia no topo da pista, o greide, indicando em seguida a localização dos pilares e a linha inferior da viga. Feito isso, faça-se um esboço, com as seções transversais da superestrutura e com considerações a respeito dos pilares. Logo isso é realizado as considerações com a representação espacial. Com isso será esboçado em uma vista a seção transversal para que se possa analisa a forma adequada para