Resumo Livro 1 Adam Smith
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Introdução à Economia Política
Professor: Me. André Moulin Dardengo
2013/1
Aluno: Juliano Gomes
Folha de Fichamento
Texto: A. Smith, A Riqueza das Nações Livro I e IV
Livro 1
Capítulo I
A Divisão do Trabalho
Para Smith a Divisão do trabalha é o que aumenta a força de trabalho na indústria o que possibilita o aumento da produção consideravelmente superior comparado com a produção agrícola ou o pastoreio em que é difícil de conseguir dividir o trabalho, diferente como é dividido na atividade manufatureira industrial. Devido esse grande crescimento da mão de obra e especialização do trabalho a indústria passa a ser a única opção da prole que acha nessa indústria emprego em grande escala. Isso possibilita também a especialização desses trabalhadores em profissões especificas.
Os países mais opulentos superam os outros na superioridade da produção de manufaturas e na agricultura, porém entra ai um fator muito importante nesse fator, que é o da qualidade especifica da terra, da localidade, dos benefícios da terra local que encontramos de país em país. Isso favorece muito em alguns casos em que há uma quantidade e qualidade maior de matéria prima.
Com o maior numero de funcionários na produção também foi necessário criar maiores números de maquinas para que a produção aumentasse em mesma proporção, assim o lucro seria cada vez maior. Outro fator muito importante para o aumento da produção também foi a divisão especifica do trabalho segundo a destreza e qualidade de trabalho em uma função especifica, assim se garantia um trabalho mais rápido e de maior qualidade. Isso também garantia uma vantagem no tempo, economizando o tempo de trabalho e garantido e proporções maiores produção industrial. A facilidade no manuseio das maquinas colaborava grandemente na produção.
Capítulo II
O Princípio que Dá Origem à Divisão do Trabalho
Segundo Smith essa divisão