Plano de aula para deficientes
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de aulas adaptadas para alunos com deficiência.
Estarei abordando as seguintes deficiências:
• Deficiência visual;
• Deficiência auditiva;
• Deficiência mental;
• Deficiência física;
As aulas de português, matemática, ciências e educação física foram elaboradas com base nos conteúdos regulares do currículo do Ensino Fundamental, mas foram adaptadas para cada tipo de deficiência sendo trabalhadas com materiais educativos e lúdicos a fim de ajudar e desenvolver da melhor forma a aprendizagem e a autonimonia de cada aluno.
“Incluir significa atender a todos os Portadores de Necessidades Especiais ou não, respeitando as necessidades de cada uma delas, tendo profissionais capacitados e espaço físico adequado”. (Souza, 2010).
Plano de aula
Deficiência Visual
Justificativa:
O Sistema Braille é uma forma universal de escrita/leitura, composto de 63 sinais formados por pontos em relevo que, combinados, constituem as letras do alfabeto, os algarismos, as notas musicais etc.
É um recurso fundamental para a aprendizagem da pessoa com cegueira, pois facilita os processos educativos, a formação profissional e atividades de lazer como a leitura.
Com isso o plano de aula a seguir destina-se ao atendimento da aluna Mariana. Ela tem seis anos está matriculada no 1º ano do ensino fundamental e tem Deficiência visual.
As atividades propostas a seguir abordam o ensino do alfabeto Braille.
Objetivo Geral:
Aprender o alfabeto em Braile é, permitir a apropriação individual da escrita e de todo o enorme potencial sociocultural que ela representa, constitui aquisições intelectuais de valor inestimável na assimilação de informações e experiências significativas, na compreensão do mundo envolvente e na comunicação entre o sujeito e esse mesmo mundo.
A aula elaborada abaixo tem como objetivo contribuir para a aprendizagem da aluna com deficiência visual, ensinando-a o alfabeto