Resumo Lagoa Olho D Gua
A lagoa olho d’água situada em Jaboatão dos Guararapes é a principal lagoa natural na costa de Pernambuco, sendo uma das maiores dentro da zona urbana no Nordeste e no país. A área da bacia hidrográfica da lagoa é de 33,5 Km2 e abrange a parte de grande e crescente densidade populacional do município, desde a orla marítima até a BR-101 Sul. A população estimada na bacia é de cerca de 200 000 habitantes.
A lagoa em si, é um ambiente muito singular, pois seus canais (Olho d’agua e Setubal) fazem a ligação entre importantes rios da região como, Jaboatão, Pirapama, Pina, Tejipió, Jordão e Capibaribe.
Há um grande interesse na preservação da lagoa, pois ela é a única de restinga remanescente no estado, em seu entorno há um importante ecossistema estuariano, além de servir como fonte de renda para a população de pescadores artesanais.
Nos últimos anos, a população em torno da bacia da lagoa tem crescido bastante e os resultados de uma ocupação desordenada já são visíveis. Falta de infraestrutura, ocupações ilegais e poluição doméstica e industrial são um dos problemas enfrentados pela prefeitura do local.
Portanto, há uma grande necessidade de preservação do local. Como parte do programa de revitalização da bacia olho d’água, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes estabeleceu metas prioritárias que incluem o esgotamento e o tratamento dos esgotos sanitários,a macro-drenagem, a limpeza urbana, a estruturação e desenvolvimento urbano, o manejo e tratamento paisagístico, a preservação da flora e da fauna, e a educação ambiental.
Vários projetos estão sendo elaborados, visando não só a revitalização da lagoa. Esses projetos abrangem como um todo a qualidade de vida da população beneficiada, trazendo melhorias significativas na saúde, desenvolvimento social e econômico do local. Então, havendo um saneamento ambiental adequado, é possível preservar o meio em que se vice além de proporcionar qualidade de vida á população.