resumo jane maria
Jane Maria dos Santos Resumo feito por Mariana da Silva pereira
A pesquisa cientifica de Jane Maria dos Santos analisa o trabalho e discute uma contradição já que o trabalho constrói o homem e ao mesmo tempo o destrói.
Analisando de uma maneira positiva, o trabalho humano é o intercambio entre homem e natureza, no qual ele a transforma de acordo com suas necessidades. Diferentemente das outras espécies de animais que o fruto do trabalho é instintivo e se adapta a natureza, o trabalho realizado pelo homem é resultado da subjetividade humana e suas relações sociais.
Por outro lado, o sistema capitalista gera uma dimensão negativa do trabalho humano quando nega a potencialidade humana. Ou seja, a sociedade capitalista é dividida em duas partes de forma desigual. Uma delas é constituída pelos donos dos meios de produção e a outra pelos trabalhadores. Os donos dos meios de produção controlam os trabalhadores e o fruto do trabalho destes é totalmente pertencente aos donos. Assim há uma alienação do proletário, pois o seu trabalho não lhe pertence, gerando sentimentos negativos em relação ao trabalho, sendo transformado em mercadoria descartável, isso gera a coisificação do homem e a humanização da coisa. Isso faz com que o trabalhador se sinta inferiorizado frente ao capitalismo e com que o trabalho não seja reconhecido pelo seu próprio criador, o proletário.
O capitalismo se baseia na exploração dos trabalhadores. Na tentativa de conter essas crises surgem os modelos de produção. Um dos modelos surgidos com uma das crises do capitalismo foi o modelo idealizado por Henry Ford em 1913, o fordismo que inovou tecnologicamente a produção de veículos. Os operários nesse tipo de modelo deveriam seguir apenas as instruções repassadas a eles e submeterem-se as ordens hierárquicas da instituição de produção. Nesse modelo, os trabalhadores estariam destinados a