DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
INGRID DE JESUS SANTANA RA:9515349460
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
TUTOR EaD: MICHELE BRAZ SIMÕES
CAMPINAS-SP
2014
INTRODUÇÃO
As organizações empresariais têm percebido que as ações de responsabilidade social são cada vez mais necessárias, tanto para dar diretrizes aos planejamentos estratégicos quanto para compor estratégias de marketing alinhadas com o pensamento dos consumidores. Essa realidade traz à tona a importância de aprofundar a discussão sobre o significado destas ações empresariais que já fazem parte do cotidiano da sociedade centrada no mercado.
Dessa forma a entidade empreende ações em prol da diminuição dos impactos ambientais negativos com a implantação de medidas de eficiência e certificação que visam a utilização de tecnologia menos impactantes.As chamadas construções sustentáveis.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente
A indústria da construção civil tem uma participação de aproximadamente 40% na economia mundial. Isto mostra o tamanho desta indústria e quanto ela influencia não só na economia, mas também no meio ambiente e na sociedade como um todo. Porem ela é uma muito abrangente e diversificada onde tem um grande desafio devido a essa abrangência, qualquer modificação introduzida traz resultados muito significativos. A construção civil, mesmo que não seja tão perceptível em um primeiro momento, é uma atividade extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais. E isto ainda é agravado pelo fato de que novas tecnologias que poderiam atenuar o impacto ao meio ambiente, encontram grandes resistências.
Mas quais são os impactos do setor ao meio ambiente?
• A operação dos edifícios consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo;