Resumo introdução a engenharia - capitulo 1 bazzo
Para que essa mudança ocorra, deve haver uma mudança pessoal para aproveitar da melhor maneira possível a infraestrutura da instituição.
Nesta iniciação universitária, para melhor aproveitamento do curso, deve-se esquecer do comodismo no qual todos estão acostumados em esperar que o professor passe a matéria de uma aula previamente elaborada e ir mais além. Agindo deste modo, o crescimento intelectual é muito maior, de acordo com o propósito universitário.
A qualidade do curso não depende só dos professores e da estrutura da instituição de ensino, e sim da qualidade e motivação do estudante.
No ensino médio, todos os alunos têm papéis passivos no método de ensino, ao contrario da universidade, onde o aluno deve ter um papel ativo no ensino, além de ter mais liberdade responsabilidade no seu aprendizado. Outra mudança marcante é o papel do professor que passa de “fiscalizador” para “orientador”.
O engenheiro deve sempre estudar, pois em muitas empresas, acredita-se que o conhecimento de um engenheiro é de dez anos. Isso significa que metade de tudo que se aprende de graduação será considerado obsoleto em menos de uma década. Por isso o processo de formação não acaba com o término do curso da graduação.
A vida universitária nos impõe várias mudanças, uma delas é a forma de estudar. Não devemos confundir aprender com estudar. Estudar, é uma faculdade particular do ser humano. E o resultado do estudo, deve se sempre incorporado na nossa vida.
Quem pretende estudar, deve planejar com seriedade o tempo e o conteúdo a ser estudado. O estudo é um processo que exige uma dedicação exclusiva.
Preparação.
O estudo exige alta dose de concentração e atenção exclusiva. O ambiente também é importante para um bom rendimento. A