Identidade e etnia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GEOGRAFIA.
TÓPICOS EM CULTURA E DIVERSIDADE
ETNICORRACIAL.
Dourados-MS
2012.
Acadêmico: David Ader Santos Lourenço
Geografia UFGD 3º Semestre. 2012
Identidade e Etnia
Identidade se constrói a partir do momento que se diferenciamos das demais culturas, e nos somos assim e não os outros. No momento que o "outro" fala é que construímos a nossa identidade e assim criamos a ideia do poder, dito como superior ou inferior aos outros. Na verdade é que se tornando o outro "diferente", criamos forças e uma meta de dominação que assim subjugamos que eles são estranhos e inferiores, o índio, negros, amarelos, e nós somos os “melhores” tentando mostrar que eles são meros penetrantes de uma sociedade branca e civilizada.
O que não é correto ou tentamos redefinir, ou simplesmente excluímos de vez. È valido lembrar que na cultura indígena teve uma grande modificação, pois houve alteração no modo cultural e linguístico, assim que aconteceram os primeiros contatos com os brancos houve uma redefinição, ou seja, os “civilizados” interferiram seu modo de vida, “reeducaram” tornando civilizado, não para ser igual mais sim para ser desiguais e inferiores tento que atender as necessidades e os negócios dos brancos.
O contacto entre os brancos e índios provoca alterações na vida e conceitos culturais, políticos do indígena. Segundo o autor Carlos Rodrigues Brandão no seu texto “O índio no mundo branco”, ele cita três eixos que deixa claro as modificações que teve no conflito entre essas duas etnias. 1)Ele perde as suas terras ou uma parte delas, permanecendo em um território reduzido,ou é empurrado para mais adiante,onde nem sempre encontra as mesmas condições adequadas de caça e pesca, de coleta e de agricultura;2)ele perde toda ou parte da autonomia de suas relações políticas e passa a se relacionar socialmente com a natureza,com outros grupos