introdução a engenharia
In: Bazzo, Walter Antonio. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos / Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira. 2. Ed – Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2011.
ALERTA AOS INICIANTES.
A primeira subdivisão do capítulo primeiro é destinada a conduzir o leitor a tomar alguns cuidados quanto à vida acadêmica. O autor apresenta algumas dicas para o curso de uma vida acadêmica promissora, tais como o aproveitamento da infra-estrutura da instituição além da motivação e desempenho do discente.
UMA NOVA FASE.
De acordo com o autor, há uma mudança significativa após a transição do ensino médio para o superior. Enquanto durante o ensino médio a relação do discente em relação ao conteúdo é de extrema passividade, durante o ensino superior o quadro sofre uma metamorfose, já que o discente é quem deve trilhar o próprio caminho do conhecimento, levando o docente como um orientador. Além disso, o autor cita a conquista da independência por parte do discente, e, conseqüentemente, a necessidade da maturidade.
POR QUE ESTUDAR?
Levando em consideração o fato da aprendizagem não ser estática, principalmente quando a área abordada é uma área tecnológica – a exemplo da própria engenharia – o estudo deve ser um instrumento freqüente, visto que o conhecimento está sempre em processo de renovação.
CONSIDERAÇÕES SOBRE UM MÉTODO DE ESTUDO.
Pelo fato de um curso universitário exigir do discente um comportamento diferente, visando conciliar a vida universitária com a vida social sem que nenhuma atrapalhe a outra, o autor conduz o leitor a utilizar métodos de estudo para melhor organizar o tempo disponível. O autor expõe um método, porém, salienta que o método pode – e deve – ser alterado de acordo com a rotina de cada discente, assim, não há como não haver tempo para estudar.
CONDIÇÕES PARA VIABILIZAR O ESTUDO.
Uma boa programação é primordial para que não haja um desequilíbrio entre os