Atps analise de investimentos
Passo 1:
Os Investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem – se em três grandes categorias, os tipos básicos de investimentos são:
Investimentos públicos: São disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar o bem-estar social. Não tem por objetivo gerar retorno monetário, mas sim social.
Como por exemplo: escolas, hospitais, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
Investimentos privados: São disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.
Como por exemplo: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
Investimentos mistos: São disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estrutura-se na forma de empresa de capital misto e tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.
Como por exemplo: Petrobrás e o Banco do Brasil.
A Caderneta de Poupança
A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais popular, por apresentar-se da forma mais conservadora possível, com baixo risco e, conseqüentemente, baixo potencial de rentabilidade.
A caderneta de poupança calcula o rendimento de uma conta de acordo com o aniversário de cada valor poupado (isto é, período de um mês, decorrido de quando um determinado valor foi depositado até o dia em que o mesmo é remunerado). Um inconveniente percebido é que se você precisar resgatar um valor antes do dia do aniversário estará abrindo mão do rendimento referente a ele, já que o mesmo não terá passado o período mínimo lá.
Fundos de Investimento
Um fundo de investimento é formado pela união e organização de vários investidores sob uma mesma pessoa jurídica com o intuito de dividir despesas e receitas geradas com suas aplicações.
Os fundos de investimento de