Resumo introduçao academica
Além de todas as vantagens técnicas e redução de custos diretos e indiretos não se pode deixar fora de discussão a enorme contribuição que o aproveitamento do resíduo de construção e demolição pode trazer para preservação ambiental. Além das vantagens econômicas, a fabricação dos tijolos prensados de solo cimento não requer nenhum tipo de ou processo de cozimento no qual se consomem grandes quantidades de madeira e de outros combustíveis, como é o caso do tijolo de barro cozido.
A reciclagem do material também é um meio que economiza gastos, assim contribuindo para outros fatores. Segundo JHON (1999) “O desenvolvimento sustentável esta criando raízes na sociedade [...] chegando ao canteiro e as etapas de operação, manutenção e demolição.” JHON apud Ferraz, Seganitini (2001 p.4).
A reciclagem dos resíduos pode ser uma oportunidade de transformação de fonte de despeças em faturamento ou de redução de despeças [...] este processo cresce no momento em q a legislação ambiental fica cada vez mais rigorosa e estimula a conscientização dos consumidores.
A pesquisa realizada na Ilha solteira – SP tem por fim reduzir o custo das obras reduzir a utilização de material fazendo o aproveitamento máximo de material de demolição da construção civil e resíduos pra assim formar o solo cimento aproveitando e economizando o máximo de material. Para essa pesquisa foram utilizados os seguintes materiais cimento CPII e 32, resíduos de argamassa e cimento coletados numa fabrica de artefatos de cimento. Foram realizados diversos testes, visando o tempo de secagem, durabilidade, absorção resistência, humidade entre outros fatores, foi chegada à