Resumo Inova O
Inovação é a forma de combinar os recursos, de forma totalmente disrruptiva à executada anteriormente, podendo ser aplicada para os fins:
1) Na criação e implementação de produtos e serviços das mais diversas áreas.
2) Na criação, implantação, operacionalização e monitoramento e atualização de processos das mais diversas atividades.
3) Na elaboração de modelos de negócios de forma criativa e flexível de acordo com o produto e serviço participante dos processos em questão.
A implantação da inovação pode estar atrelada à leis, normas, regulamentos, padrões e patentes, de acordo com o cenário.
"A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente". Drucker (1987)
Tipos de inovação: produto, processo e modelo de negócio;
Inovações em Produto
As Inovações em Produtos compreendem as implantações de substanciais melhorias tecnológicas ou funcionais agregadas aos previamente existentes. Uma inovação envolve uma série de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais.
Inovações em Processo
A Inovação em Processo é a adoção de métodos de criação, produção e operação significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos e serviços. Uma inovação é considerada implantada se tiver sido introduzida no processo.
Inovações em Modelo de Negócio
A Inovação em Modelo de Negócio envolve “Desafiar os modelos mentais” removendo obstáculos e criando formas alternativas de operacionalizar um negócio, desde seu input até seu output, utilizando-se para tal inovações de processos, tecnologias disponíveis, novos canais de comunicação, de entrega de serviço de cobrança de dividendos e relacionamento com clientes. Impacto da inovação: incremental e radical
Inovação Incremental
Trata-se de um tipo específico de inovação que ocorre quando há pequenos melhoramentos/aprimoramentos de um