Resumo Os Empreendedores da Inova o e a Gest o Empresarial
Os Empreendedores da Inovação e a Gestão Empresarial.
Esse artigo é para discutir as duas grandes dificuldades que os empreendedores se confrontam, uma é se dedicar a uma inovação e transformar uma ideia (um problema) em produto ou serviço e a outra é empreender para que a criatura dê lucro e pague o ROI.
As inovações poderão ser tecnológicas de produto, de processo ou de serviços, mas vou escrever sobre a que mais é comentada nas mídias a inovação tecnológica de novos produtos. É mais atraem empresas para as Incubadoras nas Universidades em todo o Brasil.
Desde início sou favorável a todas tentativas de inovar e de incentivar a inovação nos três aspectos: aquisição, gestão e apropriação do valor criado. Por isso, peço que fiquem atentos para essa oportunidade de participar desse centros de extensão universitária. As incubadoras pertencem a várias faculdades de todas as especializações. Apresenta um projeto para incubar a empresa ou é ex-aluno ou tem um projeto ligado à especialidade do centro acadêmico. Esses empreendedores nem sempre são de áreas com formação em administração ou em humanas.
A análise e execução de um projeto requerem conhecimentos das melhores práticas de gestão tipos, gestão de RH, direito comercial, estratégia empresarial, etc., que são atributos do administrador.
O gerente da empresa que tenha o projeto incubado necessitar obter ROI – Retorno sobre o investimento. Terá que calcular em que escala a produzir e quais os mercados que poderão consumir nas quantidades econômicas projetadas.
As inovações boas e bem boladas não pagaram seus projetos e foram engavetadas. Quero esclarecer também que se o inovador não aproveitar o lead time, outros rivais criam outra inovação ao entorno e se apropriam do valor que o inovador criou. O produto é bom, mas por falta de financiamento o inovador fica com o projeto pronto e vai oferecer no mercado. Daí à cópia é um pulo. Não basta o inovador encontrar um grupo de lead users. O produto tem que ser