Resumo informativo sobre cana e café
O açúcar, foi a principal fonte de renda no período colonial brasileiro, mais essa situação começou a mudar no final do século XVIII quando o café começou a ser consumido pelos europeus.A procura pelo café, aumentou e nem mesmo o Brasil fugiu disso, os cafezais rapidamente se espalharam pelo país e em 1830 as exportações de café tomaram a frente do açúcar.
O café do vale:
O café, precisa de solo adequado para seu plantio, condições que existiam no Vale do Paraíba, essa região antes era chamada de caminho do ouro. Desde 1808 as terras do Vale, foram concedidas para os produtores de sesmaria, o que muito beneficiou, os produtores e os comerciantes, que para lá de dirigiram.
Cafeicultura, lavoura especial:
Diferente da cana-de-açúcar o café extrai muito do solo. E acabava que o café tinha que ser replantado em outras áreas, com o fim da sesmaria, não foi criado nenhum regulamento sobre a posse de terras, o que favoreceu muito os grandes cafeicultores.Em 1860 foi registrado o auge da produção da produção do café no Vale da Paraíba. A partir daí, os cafezais foram envelhecendo e diminuíram as terras virgens para o plantio. Aprodução deste lugar foi responsável pela maior parte da riquesa do império.
As novas terras do café:
A marcha do café, não parou, foram instaladas novas fazendas no “Oeste paulista” onde existia a fertilíssima terra roxa, e no final do século superou todas as outras em produtividade. Essa grande produção, estimulou também a criação de ferrovias. E no final do sec XIX era uma das províncias mais bem servidas na área ferroviária.
Com a proibição do trafico de negros começou o trafico interno em que os produtores pequenos passaram a vender seus escravos por um preço muito alto para os grandes produtores.