botânica
Credenciais do Autor:
O inglês Bill Lawas, jornalista e escritor, especialista em jardinagem tem livros escritos sobre o assunto, ele é autor dos títulos The Curious History of Vegetables (A Curiosa História dos Campose). No Brasil seu primeiro trabalho publicado foi 50 plantas que mudaram o rumo da história, na obra Laws fala de plantas como o tabaco, café e cana-de-açúcar, que tem as trajetórias mais conhecida, além dessas ele cita a pimenta- do –reino e sua influência no sistema bancário mundial.
Resumo da Obra:
Biil Laws na obra 50 Plantas que Mudaram o Rumo da História é um guia abrangente das espécies vegetais que transformaram a vida no nosso planeta. Informativos e belamente ilustrados, os textos apresentam o nome científico da planta, suas características físicas, além da região nativa e de seu principal uso, seja ele medicinal, comestível, comercial ou prático. As resenhas mesclam ainda elementos da história socioeconômica, política e agrícola e constituem um olhar fascinante sobre as plantas sem as quais o homem não consegue viver. O livro é bem ilustrado e cada capítulo conta um pouco sobre a agricultura, questões políticas e socioeconômicas de cada cultura. É um livro repleto de informações úteis para quem quer saber mais sobre a história e as relações que temos com as plantas. Nele é possível saber um pouco mais da influência de culturas bastante conhecidas como batata, arroz, soja e milho. Conhecer um pouco mais sobre salgueiro-branco, anileira, cânhamo e quina. E a origem e uso de algumas espécies como o tabaco, coca, lúpulo e papoula do ópio.
Agave
“O Agave é uma planta notável, capaz de sobreviver em desertos quentes e nas encostas de montanhas secas e ensolaradas. Consumindo há pelo menos 9 mil anos, ele só foi cientificamente classificado e nomeado em 1753, quando Carlos Lineu lançou mão de palavra grega para “nobre” e o descreveu como Agave