Resumo Indicativo
18.02.2014
IGB
Análise Crítica
Millard J. Erickson, Introdução à Teologia Sistemática [A Revelação Universal de Deus], 41 - 53.
1. Que problema(s) ou tema(s) enfoca o autor? O que procura provar?
O foco principal do autor é expor o que é revelação geral e suas características principais, levando o leitor a entender os seus conceitos básicos e também as implicações desta revelação a todos, independente de credo ou raça. Mesmo que essa revelação não esteja tão nítida por causa das consequências do pecado.
2. Assinale os aspectos fortes e fracos do escrito, de acordo com o seu produto de vista.
Aspectos fortes: (1) O autor descreve a Teologia Natural e suas argumentações principais, se posiciona criticamente, deixando sua opinião firme sobre o tema. (2) O autor se preocupa em justificar os conceitos com textos bíblicos, usando versos bíblicos para dar respaldo às afirmações contidas na narrativa. (3) É claro no texto que a revelação geral esta disponível a todos que queiram interpreta-la e que não depende de fé para vê-la. [49] (4) Umas das poucas ilustrações encontradas no texto, mostra um exemplo pratico da consequência do pecado sobre a revelação geral. O mundo esta borrado, a visão esta opaca, é preciso do óculos da fé para ver as digitais de Deus na criação. [50] (5) Observando a natureza, segundo o texto, todos nos conseguimos compreender que existe um ser superior; e se Ele existe, estamos em divida com Ele.[51] (6) Todos conhecem a Deus, pela revelação geral e portanto não são inocente e estão condenados. Motivo suficiente para aumentarmos o nosso trabalho evangelísticos por amor ao próximo.
Aspectos fracos: Existe um ponto apenas: faltaram exemplos para os conceitos e definições, o texto poderia ficar mais fácil para a compreensão e mais agradável a leitura. Por algumas vezes é necessário voltar o texto para entender alguns trechos.
3. O que mais o agradou na leitura? Por quê? (1) Muitos trechos bíblicos que afirmam