Resumo Indicativo
Artigo: Um Retrato da Engenharia de Produção no Brasil
Autores: Cristhiano Stefani Faé; José Luis Duarte Ribeiro
Ano: 2005
A apresentação do artigo de Cristhiano Stefani Faé e José Luis Duarte Ribeiro, vem nos apresentar o retrato da engenharia de produção no Brasil, como tem sido o seu crescimento e o destaque no ambitô profissional e as necessidades atuais do mundo empresarial, onde o foco da demanda tornava-se o foco da solução de problemas, produzindo de forma melhor e em maior escala otimizando o uso de recursos e materiais, com profissionais habilitados a solucionar problemas e gerenciar sistemas produtivos, levando em consideração o aspecto de evolução do número de vagas e cursos nas regiões do Brasil.
A forte mudança no mercado de trabalho devido a intalação de multinacionais em meados da década de 50 foi o que impulsionou a criação dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil, pois possuiam em seus organogramas, funções ocupadas por “Engenheiros Industriais”, responsáveis pelos departamentos de tempos e métodos, de planejamento e controle da produção, qualidade, entre outros. Há ainda a demanda por produtos de alta qualidade, em um cenário atual onde a competitividade é acirrada, fazendo com que o Engenheiro de Produção venha se tornar cada vez mais uma peça fundamental nas empresas.
Em trecho extraído da Revista Veja pode-se ressaltar a importância e a necessidade do Engenheiro de Produção para otimização do serviço em uma empresa: “No caso do engenheiro de produção, especialidade das mais valorizadas na praça, ele elabora e desenvolve projetos que aumentem a produção numa fábrica, mas reduzam os custos. É a discussão do momento em todas as empresas. Seu passe é disputado por bancos, empresas de consultoria e indústrias” (Revista Veja - Edição 1805 - 04 de junho de 2003, página 76). Esses relatos justificam e explicam então o aumento e crescimento do numero de cursos de engenharia de Produção