RESUMO III SOCIOLOGIA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA I
PROF.ª SIMONE DE OLIVEIRA LIMA
ALUNA: ELAINE VANESSA L. DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 1322325/4
A (RE)CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO: A SOCIEDADE DE CONSUMO COMO "CONTEXTO SOCIAL" DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES.
AUTOR: ANDERSON MOEBUS RETONDAR
FORTALEZA – CE
2015.1
Resumo do texto “A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como "contexto social" de produção de subjetividades” - de Anderson M. Retondar- para obtenção de nota parcial da NP II na disciplina de Sociologia I do curso de Psicologia.
RESUMO
O texto inicia dizendo que a sociedade de consumo caracteriza-se, antes de tudo, pelo desejo socialmente expandido da aquisição "do supérfluo", do excedente, do luxo. Do mesmo modo, se estrutura pela marca da insaciabilidade, da constante insatisfação, onde uma necessidade preliminarmente satisfeita gera quase automaticamente outra necessidade, num ciclo que não se esgota, num continuum onde o final do ato consumista é o próprio desejo de consumo. O campo da atividade consumista deixa de ser espaço da atividade econômica para se constituir enquanto campo de produção de significados e formas simbólicas.
Consumir passa, neste caso, a ser percebido como processo de mediação de relações sociais, transfigurando através desta atividade conflitos políticos, de gênero, distinções étnico-raciais, reprodução de valores entre um conjunto de outros elementos que são sustentados ou negados simbolicamente no interior deste campo.
O autor traz à tona a ideia de que a própria categoria "consumidor", em seu sentido abstrato e universal, parece estar sendo colocada em xeque em favor de variações que pressupõem uma multiplicidade de características sociais e culturais como sexualidade, etnia, identidades, gostos, etc., que são distintamente atribuídas pelos mais diversos segmentos consumidores, tanto pela publicidade quanto pela organização dos