Resumo Ii Sintaxe
Partindo da Ideia de que uma “frase é uma série de palavras” o autor chama a atenção para o exame das palavras, e neste ponto introduz o objeto de estudo deste capitulo. Ao analisarmos as palavras encontramos uma relação entre elas e seu significado. Cada palavra comunica um significado. Desse modo uma palavra pode designar a ideia de algo ou tipo de alguma coisa ou referir-se a algo.
Neste ponto Perini chama atenção ao problema que esta relação apresenta, ela apresenta dificuldades. Se uma palavra pode ter um significado diverso, como podemos identificar qual o certo a ser usado? A solução para esta dificuldade dada pelo autor é o fato de que cada palavra tem um conjunto de significados, esse conjunto é determinado como área semântica.
Em algumas palavras esta área é menor e especifica. Em outras o campo é bem diverso. Mas toda palavra tem um campo semântico meio definido. Partimos da área semântica da palavra para realizarmos a interpretação do significado de sua estrutura.
O fato é que a área semântica das palavras possibilita que tenhamos uma serie ampla de significados possíveis. Por é necessário que alguns recursos sejam usados para que possamos chegar à interpretação de uma palavra.
Estes recursos segundo Perini são:
- A estrutura formal da frase.
O modo como às palavras são dispostas em uma frase delimita o significado, sua função dentro da frase ajuda a entender seu significado.
- As outras palavras que ocorrem na frase.
O significado das outras palavras ajuda a compreensão das outras palavras e de seu significado.
- Aspectos diversos do conhecimento do mundo.
Excluímos com base em nossa experiência significados que não fazem sentido.
Porem na segunda seção surge uma teoria diferente da ideia do autor a cerca desta