O Que Me Estressa
1. O que é o estresse? 2. Agentes Extressores 2.1. Fontes Externas 2.2. Fontes Internas 3. O que me estressa? 3.1. Influências Externas 3.2. Influências Internas 4. O que todo esse estresse acarreta em mim? 5. Gerenciamento do estresse 6. Conclusão Bibliografia
1. O que é o estresse?
Estresse pode ser definido como um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo, ou seja um estado de tensão patogênico do organismo. O desequilíbrio ocorre quando a pessoa necessita responder a alguma demanda que ultrapassa sua capacidade adaptativa (Everly, 1990).
A fonte de tensão pode ser externa ao próprio organismo, como uma exigência de algo ou alguém, ou interna, exemplificada como uma autodemanda, ou autocobrança (Lazarus, 1966).
Toda mudança significativa gera uma necessidade de adaptação por parte do organismo e essa, por sua vez, exerce um papel determinante na patogênese do estresse (Homes e Rahe, 1967). À medida que o ser humano passa por mudanças, ele utiliza suas reservas de energia adaptativas e, conseqüentemente, pode, em certas circunstâncias, enfraquecer sua resistência física e mental, dando origem a inúmeras doenças psicofisiológicas que podem ser interpretadas como tendo em sua gênese o estresse emocional excessivo (Toates, 1999).
2. Agentes Extressores
2.1. Fontes Externas
Os estímulos ambientais se tornarão estressores não apenas de acordo com a sua natureza objetiva mas, sobretudo, de acordo com a avaliação subjetiva que a pessoa faz deles, atribuindo-lhes ou não importância.. Isso determinará ansiedade na proporção que significarem ameaça para o sujeito.
2.2. Fontes Internas
Além das causas externas de estresse, que são fáceis de serem reconhecidas, existem outras causas que nem sempre são discutidas (Lipp, 2000). Referem-se a expectativas irrealistas, cognições distorcidas, perfeccionismo, sonhos