Resumo HPE
Fisiocratas:
Economia funciona como um sistema vivo é uma criação de Deus, portanto é perfeita e em equilíbrio.
Ao contrário dos mercantilistas, a riqueza não está nas transações e sim no trabalho.
-Jonh Locke:
Consolidou filosofia, política e economia. Liberdade individual consiste no direito de ter sua propriedade (seu trabalho), o direito de vender sua força de trabalho.
-David Hume
Aprimoramento do entendimento dos efeitos da balança comercial sobre a inflação.
Qualquer excesso de exportação será compensado com metais e importações, que aumentam a demanda por moeda e consequentemente causam uma elevação do nível de preços. Política econômica moderna:
-Adam Smith:
Não há intervenção do Estado na economia. A liberdade individual e o egoísmo de cada agente leva o sistema ao equilíbrio e ao bem estar social.
Aprimora-se o conceito de “mais valia” que diz que o valor real de um bem não é dado pelo seu preço e sim pela quantidade de trabalho investido nele. Outro fator essencial para o equilíbrio do mercado e principalmente para o ganho de produtividade é a divisão do trabalho.
Economia clássica:
-Jean-Baptiste Say:
A demanda é o conjunto de consumo e investimento, que por sua vez é representado pela poupança da população. Para ele a moeda é neutra, é apenas um meio para facilitar as trocas. A famosa Lei de Say implica que a demanda que gera a oferta, e não o contrário. -Thomas Malthus
Crítica Say argumentando que a oferta pode ser maior que a demanda, no caso expressa em termos do salário, e caso o salário seja menor que a oferta ele não será capaz de suprir a oferta, fazendo com que o nível de preços caia, desestimulando o investimento.
Caso isso ocorra, a economia fica estagnada em uma espiral infinita.
Outro pensamento relevante de Malthus diz que a capacidade de reprodução da população supera em muito a capacidade da população de produzir sua subsistência.
Segundo ele, o acumulo de capital por parte da população