Resumo HPA
Administração e organização Henri Fayol definiu administração como um processo que inclui atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, surgia assim uma nova ciência, a ciência da administração. Uma organização somente atinge seu propósito e seu objeto se for bem administrada, e a administração exige de quem administra um mínimo de organização.
Porque são importantes as organizações? A eficiência e a eficácia podem ser ambas altas numa mesma organização. Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio.
O papel do administrador nas organizações O administrador deve primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida definir as tarefas e responsabilidades para as pessoas que vão trabalhar na empresa, no projeto ou no empreendimento, criando uma estrutura composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competências para membro da equipe.
Os desafios da administração no mundo de hoje Além de conhecer os instrumentos teóricos oferecidos à prática administrativa, cabe ao profissional desta área atualizar-se constantemente.
Os desafios com os quais se defronta o administrador são de diversos tipos. tecnológicos; sociais e humanos; de mercado; de negócios; comunitários; ambientais; globais; de renovação; concorrências; éticos e sociais;
As funções administrativas Planejamento: definir metas para o desempenho organizacional e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para a sua realização. Organização: Coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros ou materiais), alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. Liderança: uso da influência para motivar os funcionários a atingir metas organizacionais. Controle: monitoramento das atividades dos colaboradores, a verificação da empresa