resumo historia petroleo
As experiências mostraram que ferver pequenas quantidades de petróleo que borbulhavam na superfície permitia aos químicos coletar um novo produto conhecido como querosene que servia para lamparinas. A febre começo quando se provou que havia grande quantidade no subsolo, esta descoberta permitiu trazer à luz as lamparinas por um preço mais baixo que o dos concorrentes que utilizavam o óleo de baleia que já era escasso naquela época.
O querosene era separado das demais substancias em refinarias rudimentares que apropriadamente eram chamadas de destilarias.
As primeiras destilarias eram basicamente um tambor com um tubo do lado de fora parecido com o que faziam os fabricantes de bebidas, o processo conhecido como destilação aquecia o petróleo até que este evaporasse, os vapores eram coletados e condensados voltando à forma liquida. No século XIX, ninguém ligava para a gasolina que se aquecia e condensava um pouco antes do querosene, pois, não havia mercado para a gasolina que era considerada um incômodo.
Depois do processo do refino, produzia-se o máximo possível de querosene descartando em riachos a gasolina que boiava para longe.
No fim do século XIX o refino continuava simples, barato e acessível qualquer um podia ser um refinador.
Assim como o querosene banira o óleo de baleia do mercado com a descoberta do querosene, em breve a invenção de Thomas Edson (a lâmpada) apagaria as lamparinas de querosene, felizmente mecânicos e motoristas mexendo nos primeiros carros descobriram que gasolina funcionava melhor em motores de com combustão interna, Henry Ford começo a fabricar carros com motor a combustão, isso criou um novo mercado para a indústria petrolífera que realmente se