Resumo gestão da qualidade fgv
Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível, a relacionamentos envolvidos na prestação de um serviço ou a percepções associadas a produtos de natureza intelectual, artística, emocional e vivencial.
Inicialmente a qualidade era voltada para inspeção atualmente as atividades relacionadas a qualidade ampliaram e são consideradas essenciais para o sucesso estratégico. Isso leva a uma percepção dinâmica e ampliada da qualidade, sinalizando a integração com diversas outras áreas do conhecimento humano, em função do tipo de produto gerado e das expectativas, exigências e maturidade dos clientes e consumidores, em sintonia com os interesses mercadológicos estabelecidos.
Evolução Histórica da Qualidade
1. Inspeção
Nos primórdios da era industrial até meados do século XIX.
A inspeção era implementada segundo critérios especificados pelo próprio artesão e sua pequena equipe de colaboradores.
A inspeção formal só passou a ser necessária com o surgimento da produção em massa e a necessidade de peças intercambiáveis (Garvin, 2002).
No inicio do século XX Taylor atribuiu maior legitimidade à atividade de inspeção, separando-a do processo de fabricação e atribuindo-a a profissionais especializados.
As atividades de inspeção se transformaram rapidamente em um processo independente e associado ao controle da qualidade.
A inspeção 100% se manteve inalterada durante muitos anos, apesar da necessidade e aplicação, em diversos momentos, de inspeções parciais ou por amostragem, mas sem metodologia estruturada e procedimentos confiáveis.
O controle da qualidade limitava-se a inspeção e às atividades restritas, como contagem, a classificação pela qualidade e reparos. A solução de problemas era vista como fora das responsabilidades do departamento de inspeção. A mudança nesse enfoque e um novo paradigma surgiram com as pesquisas realizadas nos Laboratórios Bell Telephone. O resultado dessa