Resumo genetica
Em células em interfase não se pode observar a microscopia comum os cromossomos individualizados, nesse caso somente uma massa chamada cromatina sendo constituída de nucleoproteínas (RNA e DNA em maior parte) além de proteínas globulares, fosfatídeas e elementos minerais tais como cálcio e magnésio. Pode se apresentar em forma de eucromatina e heterocromatina. A heterocromatina é a maior parte e de maior coloração porém com menor atividade gênica.
DNA Constituinte fundamental do cromossomo formado por bases nitrogenadas:
Purinas representadas pela adenina e guanina.
Primidinas representadas pela citosina e timina
MOLECULA DE DNA é uma hélice dupla helicoidal em que o filamento externo é constituído por fosforo e açúcar e a parte mais interna pelas ligações duplas de hidrogênio entre adenina e guanina e triplas entre cistosina e timina. O DNA esta presente no núcleo e na mitocôndria.
Tipos de cromossomos
Alterações do material genético
Mutações
* São alterações ou modificações súbitas, espontâneas, em genes ou cromossomas, podendo acarretar variação hereditária. * As mutações podem ser gênicas quando alteram a estrutura do DNA, num determinado gene, ou cromossômicas quando alteram a estrutura ou o número de cromossomos. * As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, ou seja, não alterar a proteína ou sua ação. Podem ainda ser letais, quando provocam a morte, ou ainda acarretar doenças ou anomalias. * As mutações também promovem a evolução já que determinam aumento na variabilidade genética.
Onde / Como ocorrem? * Por erros na replicação de DNA que antecede uma divisão celular (mitose ou meiose). * Por erros relacionados com a individualização dos cromossomas, por exemplo no crossing-over, na separação de cromossomas ou de cromátides, durante uma divisão celular (meiose ou mitose) * Por erros na