Resumo - Fundamentos da arquitetura
O livro foi dividido em 6 capítulos, dividindo-os em 1. O contexto do terreno e do entorno; 2. A história do lugar; 3. A construção; 4. As representações gráficas; 5. O “espírito da época”, sendo hoje o Contemporâneo; e 6. O projeto completo
Capítulo 1 Contextualizando a Arquitetura
Na arquitetura, o contexto se refere ao local em qual a construção se localiza. Nos projetos, o contexto pode ser estudado de duas formas: semelhando o contexto com a arquitetura, fazendo que ela seja camuflada de todo o seu entorno, ou diferenciando a arquitetura de seu contexto, sendo a edificação diferente de seu entorno e se destacando.
Os contextos utilizados na arquitetura são subdivididos em:
O SÍTIO (o terreno)
• Cada terreno tem uma história significativa à arquitetura, sendo de extrema importância o entendimento das outras edificações em seu entorno (o surgimento delas, as suas importâncias, materiais, formas, alturas, assim como a tipografia, vegetação e geologia). A compreensão do terreno é muito importante para o arquiteto, pois suas características afetam em muitas coisas para um projeto, como o percurso da iluminação natural (em que partes o sol ilumina durante o dia) e os acessos (por onde as pessoas e carros chegam). Como não existem terrenos totalmente iguais, em cada um haverá interpretações diferentes, sendo sempre necessário o estudo e a compreensão do sítio em cada projeto, pois proporcionará quais aspectos são possíveis no determinado local.
• O levantamento ou mapeamento de campo
Para entender o sítio e registrar seus aspectos, é muito importante a