Resumo Folha Anatomia Vegetal
A folha tem origem no caule e se forma próximo do ápice caulinar. O primórdio foliar inicia-se como uma pequena protuberância a partir de repetidas divisões periclinais e anticlinais das células das camadas superficiais do meristema caulinar. Nas folhas o crescimento apical do primórdio é de curta duração. No entanto, em algumas pteridófitas, o meristema apical da folha permanece ativo por um período longo, levando a formação de folhas de crescimento indeterminado. O desenvolvimento vascular se inicia bem cedo, com a diferenciação do procâmbio na região da futura nervura central, antes mesmo do primórdio foliar adquirir sua forma laminar.
A folha consiste fundamentalmente dos mesmos sistemas de tecidos encontrados na raiz e no caule: o sistema dérmico, sistema fundamental e sistema vascular.
Em um corte transversal da folha pode-se identificar: cutícula, epiderme, parênquima paliçádico, parênquima esponjoso, estômatos, células guarda, xilema, floema e feixes condutores.
A epiderme é formada pelas células fundamentais e por vários tipos de células especiais.
As células do parênquima paliçádico são cilíndricas, alongadas e contem muitos cloroplastos, as células do esponjoso consistem em células irregulares e ramificadas.
Os feixes condutores e os tecidos de suporte que os rodeiam fazem ambos parte das nervuras da folha. Eles são duplos e colaterais com o xilema voltado para a página superior e o floema virado para a página inferior.
Os estômatos estão relacionados com a troca